quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Você conhece a clamídia?


Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como a principal causa evitável de infertilidade, a clamídia é uma doença sexualmente transmissível. O grande problema, porém, é que grande parte das mulheres não se preocupa com ela ou não sabe.

Transmitida pela bactéria Chlamydia trachomatis e em poucos os casos provoca febre, cansaço, sangramentos e dor durante a relação sexual.

Em grande parte das vezes, ela só aparece quando a infertilidade começa. Isso acontece porque todo o processo infeccioso da doença pode obstruir as trompas e causar infertilidade, ou evitar que o óvulo fecundado chegue ao útero, originando uma gravidez tubária, que pode resultar no rompimento das trompas e iniciar o processo de hemorragia interna. 



A médica explica ainda que os exames ginecológicos de rotina e o papanicolau não são capazes de detectar a doença, por isso é importante que você peça ao seu médico para investigar.

Quando descoberta em fase inicial, o quadro de infertilidade pode ser revertido. Já nos casos mais avançados, em que não é possível realizar o tratamento com medicamentos, a única alternativa para as mulheres que desejam engravidar é recorrer aos procedimentos de fertilização in vitro. 

Para evitar qualquer tipo de doença, a maneira mais eficaz de se proteger é usar camisinha em todas as relações sexuais. Converse com o seu médico(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...