segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O suor durante o exercício físico


Musculação, ginástica localizada, corrida ou futebol. Seja qual for o exercício físico, ele sempre marca presença: o suor. 
 

Ao contrário do que muitos pensam, a transpiração é aliada da atividade física. Composto por águas e sais minerais, o suor ajuda a manter estável a temperatura do corpo, impedindo a chamada intermação.

A intermação é uma causa de hipertemia decorrente da dificuldade do corpo em se resfriar adequadamente num ambiente com calor excessivo. É uma emergência clínica com alto risco de morte. O diagnóstico e, consequentemente, o início do tratamento precoce podem melhorar o prognóstico.


Pode estar relacionada ou não a atividade física. Pode ocorrer, por exemplo, em recém-nascidos, idosos ou em pacientes com distúrbios neurológicos, mentais ou cardiopulmonares graves.

Em casos mais graves, principalmente relacionados à atividade física, os sintomas incluem cãibras, exaustão e desidratação. Para evitar esse desfecho, tenha consciência ao treinar.

Não basta suar, é preciso evaporar, portanto nada de enxugar excessivamente, pois a transformação da água em vapor é muito importante para que ocorra o resfriamento do corpo. A produção de suor por si só não diminui a temperatura do corpo.

Enxugar a pele antes que o suor vire vapor, impede que esse processo chegue ao seu fim e dificulta a regulação da temperatura. Mas vale a ressalva: se o corpo estiver muito molhado, a evaporação também ficará prejudicada. Não exceda os limites.

Apenas uma dica, nada de ficar molhado de suor por aí e falar que está seguindo os meus conselhos!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...