quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Cuidado com o aparelho de ar condicionado!


Agora no verão que os termômetros ultrapassam os 30ºC durante o dia, o ar condicionado se torna um dos principais aliados dos brasileiros em casa, no carro e ou no trabalho. 
 
Frequentemente utilizado para aliviar o calorão, o eletrodoméstico, no entanto, precisa ser usado com cuidado para não oferecer riscos à saúde devido ao famoso choque térmico.

As mudanças bruscas da temperatura corporal que acontecem quando alguém passa de um ambiente muito frio para um lugar mais quente, ou vice-versa, podem desencadear gripes, problemas respiratórios, dores musculares, além de fortes crises em pessoas que apresentam rinites alérgicas, bronquites, asma, sinusites e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). 


Lógico que não estou fazendo campanha para não ficar no ar condicionado precisa apenas ser usado com cuidado para não oferecer riscos à saúde, afinal mudanças bruscas da temperatura corporal que acontecem quando alguém passa de um ambiente muito frio para um lugar mais quente, ou vice-versa, podem causar gripes, problemas respiratórios e dores musculares.

Por essa razão, é preciso estar atento à regulagem dos aparelhos, principalmente durante a temporada de verão. Nesta época a temperatura do ar-condicionado deve ficar entre 21ºC e 23ºC para evitar o contraste entre os ambientes e qualquer tipo de desconforto.

Antes de sair de um local frio para outro mais quente, vale a pena colocar um agasalho (blazer, colete) até que a temperatura do corpo se equilibre e volte ao normal, evitando assim o choque térmico. 



Outro alerta importante diz respeito a quem passa horas a fio sob a ação do equipamento, já que a exposição excessiva ao clima resfriado resseca a mucosa do nariz, responsável por defender o organismo da entrada de bactérias no pulmão. Para minimizar o problema, a dica é utilizar recursos que ajudem a umidificar as vias respiratórias, como a aplicação de soro fisiológico ou gel nasal no nariz, a ingestão de bastante líquido de forma fracionada e até mesmo a colocação de um recipiente com água no local enquanto os aparelhos estiverem ligados.

Fundamental para proteger a saúde a higienização, manutenção do ar condicionado também não pode ser esquecida nesta estação. Assim serão evitados os riscos, pois geralmente acumulam fungos, bactérias e ácaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...