segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Dieta detox, evite exagero!


 

Após momentos de abuso na alimentação e nas bebidas alcoólicas ou açucaradas, ou até mesmo antes de festas como o carnaval, algumas pessoas recorrem às dietas detox também chamada de dieta desintoxicante com o objetivo de "limpar o organismo" e perder peso.

Alguns desses regimes são muito extremos, fazendo com que o indivíduo consuma pouquíssimas calorias ou permaneça alguns dias à base de líquidos. Estas dietas exageradas podem ter o efeito contrário do que o detox propõe e ao final causar o ganho de gordura e prejudicar a saúde.
 
 
Para que o organismo volte ao seu estado normal não são necessárias medidas tão extremas, pois os nutricionistas afirmam que após dois dias de retorno para uma alimentação saudável o corpo já volta ao metabolismo de antes.

Até mesmo a eficácia de qualquer dieta detox é questionada por alguns profissionais da saúde. Os verdadeiros desintoxicantes do corpo são o fígado e os rins, e esses órgãos ficam sobrecarregados quando a alimentação é rica em gordura, sódio e açúcares. Porém, toda vez que saímos de uma alimentação cheia de gorduras para algo mais leve, isso reduz a sobrecarga do fígado e faz com que ele trabalhe de forma normal, equilibrando.

Entretanto há dietas detox que propõe justamente um regime que prioriza os alimentos saudáveis e que deixa de lado aqueles ricos em gorduras e açúcares. Portanto o bom senso e acompanhamento nutricional são imprescindíveis.

A orientação é ter uma dieta balanceada, restringindo o consumo de alimentos ricos em gorduras trans e saturadas, é o caso da carne vermelha e produtos industrializados, como congelados e biscoitos. Comidas ou bebidas com aromas artificiais, corantes e aditivos químicos devem ter o consumo limitado, bebidas alcóolicas e açúcar também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...