segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Como é o seu sono?


Dormir mal, despertando frequentemente, pode acelerar o crescimento do câncer, aumentar a agressividade do tumor e diminuir a capacidade do sistema imunológico para controlar ou erradicar o câncer precoce, de acordo com um novo estudo publicado online na revista Cancer Research.


O sono fragmentado muda a forma como o sistema imunológico lida com o câncer, fazendo a doença ficar mais agressiva, relata o autor do estudo David Gozal.

Os efeitos do sono ruim foram vistos em ratos que tinham deficiência de uma proteína, o que pode ser a chave para novos medicamentos. Gozal e os outros pesquisadores utilizaram ratos, estes receberam tumores e foram divididos em grupos para estudo.

Alguns deles tiveram o sono interrompido, enquanto outros dormiam normalmente. Após quatro semanas, os animais foram avaliados e aqueles que dormiram mal tinham tumores duas vezes maiores.



A diferença pareceu ser impulsionada por células do sistema imunológico, que se aglomeram no local dos tumores. Elas podem reagir de diferentes maneiras, dependendo dos sinais químicos que recebem, promovendo uma resposta imune mais forte ou fraca. O desenvolvimento de novos medicamentos pode ser guiado por essas diferentes reações.

A lição que temos que tirar é que pesquisa científica serve para nos proporcionar qualidade de vida, não adianta ler e não absorver e modificar os nossos hábitos para favorecer a saúde, a qualidade do seu sono é essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...