quarta-feira, 23 de abril de 2014

Você sabe a diferença entre antitranspirantes e desodorantes?





O suor também conhecido como a transpiração, é uma função do corpo biológico saudável. Por definição, é um líquido secretado pelas nossas glândulas sudoríparas, ou, mais simplesmente, as nossas glândulas de suor. Todo humano transpira e é um processo que pode começar tão cedo quanto alguns meses após o nascimento. Já o odor corporal como resultado da transpiração, por outro lado, geralmente não ocorre antes da puberdade.

Os desodorantes são feitos para perfumar o corpo, removendo o odor das axilas e eliminando as bactérias causadoras do mau cheiro, porém não impedem a transpiração. Já os produtos antitranspirantes têm também a função de reduzir a quantidade de suor produzido.

Já os antitranspirantes contêm um ingrediente ativo antitranspirante que têm a função de diminuir a transpiração, garantindo proteção contra o suor, além de possuir uma ação antibacteriana eliminando as bactérias que causam o mau odor. A ação antitranspirante deve-se ao fato de este produto agir formando uma película bloqueadora que impede a saída do suor, sem causar nenhum dano à saúde.



Grande parte dos antitranspirantes funcionam como desodorante porém os desodorantes nem sempre são antitranspirantes.

A produção de suor é influenciada por diversos fatores, além da temperatura corporal. Diversas situações podem influenciar a sudorese, como estresse, alterações metabólicas (hipertireoidismo, hipoglicemia, menopausa), uso de alguns medicamentos e até mesmo certos alimentos (alho, cebola, café, álcool) em excesso.

O suor por si só, não tem cheiro. Os odores desagradáveis surgem quando o suor é exposto à ação de bactérias e fungos. Entretanto é potencializado em locais quentes, úmidos e ocluídos, como as axilas. Nada que com o cuidado e atenção diária não seja resolvido!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...