quinta-feira, 6 de março de 2014

Qual a quantidade de água que você ingere diariamente?


Beber água diariamente é um hábito muito saudável! O ideal é consumir no mínimo 2 litros por dia. A fim de buscar prevenção, longevidade e antienvelhecimento é imprescindível manter esse bom hábito.

 

A adequada hidratação garante um bom volume de sangue, responsável pelo transporte de nutrientes para as células e eliminação de toxinas, prevenindo fadiga, queda de concentração, cefaléia e vertigem. Cerca de 70 a 75% do nosso corpo é constituído por água. De baixo custo e livre de calorias, ela é essencial para a manutenção da beleza e para o bom funcionamento do organismo.

Com o sangue mais fluído a água facilita a absorção de sais minerais e vitaminas principalmente as do complexo B, que são hidrossolúveis, promovendo uma pele mais viçosa, cabelos mais brilhantes e unhas saudáveis.



Principais benefícios da ingestão:

A água auxilia na produção de enzimas digestivas, suco gástrico, saliva e muco de todo o trato digestivo garantindo uma boa digestão e absorção de nutrientes, hidrata as fibras dos alimentos, aumentando o volume do bolo fecal, regularizando o funcionamento intestinal.

Durante a realização de exercícios e no verão a transpiração aumenta, como mecanismo fisiológico de resfriamento do corpo. A água regula a temperatura do corpo ao absorver e liberar calor pela produção e evaporação do suor.

Facilita a filtragem pelos rins, eliminando toxinas e diminuindo o risco de aparecimento de infecções urinárias e cálculos (pedras).

A quantidade e qualidade adequadas das lágrimas (liquido lacrimal) oferecem uma maior proteção contra infecções por vírus e bactérias.


Importante para a produção de saliva, facilitando a mastigação e reduzindo os resíduos alimentares A escovação dentária tendo como aliada a quantidade ideal de saliva diminui o risco de aparecimento de cáries.

O centro da fome e da sede se encontram na mesma estrutura cerebral chamada de hipotálamo. Portanto muitas pessoas confundem a sensação de sede com a de fome. Garantindo uma boa hidratação a tendência é que se ingira uma quantidade menor de comida podendo auxiliar na manutenção ou até a perda de peso. Ingerir água gelada é melhor, pois o organismo deverá aquecê-la para sua posterior absorção e isso exige um gasto calórico.

Na articulação a água combina-se a moléculas viscosas para formar fluídos lubrificantes que favorecem à mesma.

 

Acredito que com essa pequena descrição consiga te convencer a não abdicar desse bom hábito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...