quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Foliculite, você tem?


A foliculite surge porque o canal por onde o pêlo passa fica obstruído e ele não tem força para romper a camada mais superficial da pele.

Essa dificuldade para sair se deve à fraqueza causada pela frequência no uso de cera para depilação, que retira o pêlo pela raiz. Entretanto, roupa muito apertada em qualquer parte do corpo podem favorecer a foliculite.

A inflamação começa quando os folículos pilosos (cavidades na pele onde nascem os pelos) são danificados pelo atrito da roupa, entupimento ou no ato de barbear-se. Na maioria dos casos estes folículos são danificados e, então, infectados por bactérias. Surgem bolinhas brancas, às vezes avermelhadas geralmente nos braços, pernas e bumbum.



Pessoas com predisposição ao problema devem evitar roupas justas, como calças jeans, e ou roupas com tecidos sintéticos.

O tratamento deve ser feito à base de cremes de ação antibacteriana e antifúngica. Entretanto, é possível reduzir o quadro com esfoliantes, ácidos ou peelings superficiais. Para indicação do melhor tratamento para a sua pele é preciso que faça uma avaliação na nossa clínica.

A dica principal é não realizar o tratamento apenas no momento de crise. É necessário um cuidado de manutenção, ou a inflamação acaba voltando.

Se não for cuidado, a inflamação pode levar à produção de uma secreção amarelada, que causa dor. Num estágio avançado, é possível que um cisto se forme: maior, mais dolorido e rígido do que a inflamação. Neste caso, uma drenagem é a melhor solução, mas não garante que ele não volte. Entretanto isso não é comum.
 
Uma boa sugestão é que faça uso de esfoliante corporal com abrasivo e bucha vegetal, nas regiões de maior incidência, removem células mortas, afinando a pele e facilitando a passagem do pêlo.

A depilação a laser é uma boa soluções para evitar pêlos encravados. Como o calor do laser destrói a raiz do pelo, ele não volta a crescer tão rapidamente. Quanto menos pêlos, menor a probabilidade de encravamento.

Se não for possível investir num procedimento como este, resista à tentação e jamais cutuque um pelo encravado. Além de agravar o quadro, pode levar ao aparecimento de cicatriz.

Faça uma avaliação, teremos o maior prazer em te ajudar a amenizar este problema!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...