quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Saiba mais sobre dois problemas comuns de pele: eczema e psoríase

A psoríase é uma manifestação inflamatória em que o processo de renovação celular é acelerado. O eczema ou dermatite atópica, por outro lado, está ligado à predisposição à asma ou rinite alérgica. Entenda as diferenças destes problemas tão comuns de pele.

Eczema
Também conhecida como dermatite atópica é uma doença que causa coceira e inflamação na pele. Geralmente, afeta dobras de joelhos e cotovelos, rosto, mas também pode cobrir a maior parte do corpo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Geralmente aparece antes dos três anos de idade e muitas vezes continua ao longo da vida. O eczema não é contagioso. Estudos indicam que as doenças atópicas são geneticamente determinadas ou herdadas. Uma criança com um pai que tem uma condição atópica tem uma chance em quatro de ter alguma forma de doença atópica.

O eczema geralmente aparece nas seguintes circunstâncias: quando a pele entra em contato com qualquer substância irritante como sabão ou alvejante, quando é exposta à água por muito tempo sem que se aplique um hidratante em seguida, quando há mudanças sazonais ou de umidade. Os sintomas incluem pele seca, descamação e coceira, fendas atrás da orelha, vermelhidão no rosto, braços e pernas que melhoram e pioram alternadamente. Durante as erupções podem se desenvolver úlceras com secreções e crostas devido ao ato de coçar ou por infecção.

 
 
 Psoríase
Existe uma tendência pessoal determinada pela genética para se desenvolver o transtorno. Segundo os especialistas, dois terços da população têm psoríase, uma manifestação inflamatória em que o processo de renovação celular é acelerado. Esta renovação normalmente leva um mês, na psoríase ocorre em poucos dias, porque as células se movem rápido demais.
 
 
Na maioria dos casos, a psoríase provoca manchas de pele grossa, vermelha, com escamas esbranquiçadas. Estas placas podem causar coceira ou dor e aparecem com mais facilidade nos cotovelos, joelhos e outras partes das pernas, couro cabeludo, parte inferior das costas, rosto, palmas das mãos e solas dos pés. Mas também pode ocorrer em outros lugares, incluindo as unhas das mãos e dos pés, genitais e no interior da boca.

O objetivo no tratamento da psoríase é controlar a crise e deixar a pele sem lesões. Infelizmente ainda não há cura definitiva que elimine a tendência a se desenvolver novas placas. O sucesso no tratamento depende da gravidade da doença, do tamanho das placas, do tipo de psoríase e de como o paciente reage a determinadas prescrições, que não funcionam da mesma forma para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...